Contribuintes devem declarar Imposto de Renda até 30 de maio
Programa de gerador de declaração está disponível desde 13 de março
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

O prazo para entregar a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) termina no dia 30 de maio. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações, o que representa um acréscimo de quase 7% em comparação ao ano passado.
As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33,8 mil, assim como a receita bruta da atividade rural acima de R$ 169,4 mil são obrigadas a declarar. Quem recebeu até dois salários mínimos mensais, em 2024, estão dispensados.
Até o momento, cerca de 10 milhões de contribuintes ainda não declararam. No total, 32,5 milhões de pessoas físicas enviaram a declaração à Receita Federal até segunda-feira (26), o que equivale a 76,48% do esperado para este ano. O prazo termina em três dias.
Conforme o órgão, 61,5% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 20,6% terão que pagar Imposto de Renda e 17,8% não têm imposto a pagar. O programa de gerador de declaração está disponível desde 13 de março.
A maioria dos documentos foi preenchida por meio de programa de computador, outros recorreram ao preenchimento online ou declararam pelo aplicativo. Desde 1° de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis.
Leia também